Aditamento FIES 2018: Prazos, Etapas, Documentos e Regras

Os alunos que conseguiram financiar os seus estudos utilizando o crédito estudantil do FIES já estão ansiosos para saber mais informações sobre o Aditamento FIES 2018. Hoje, vamos falar sobre o Aditamento FIES 2018 e como fazer para não perder o prazo determinado pelo Governo.

Aditamento FIES 2018

Aditamento FIES 2018

 

O FIES ou Financiamento Estudantil é, sem dúvida, a melhor opção de crédito estudantil para quem precisa de uma ajudinha na hora de pagar as mensalidades de uma instituição de ensino particular.

Nem todas as pessoas conseguem passar em uma instituição de ensino pública apenas com as notas do ENEM, por isso, conseguir um crédito do FIES é muito significativo para quem quer estudar e não tem condições.

O Aditamento FIES nada mais é do que a renovação do financiamento estudantil concedido. 

Regras e prazos do Aditamento FIES 2018

Todos os alunos que foram beneficiados com o crédito estudantil concedido pelo FIES deverão realizar o Aditamento FIES 2018 para garantir que esse benefício seja concedido até o final do curso.

A cada 6 meses o aluno deve realizar esse Aditamento que pode ser classificado de 2 maneiras: Aditamento simplificado e Aditamento não simplificado.

O Aditamento simplificado é quando nenhum dado precisa ser alterado no contrato ou quando você não está com nenhuma pendência financeira.

Já o Aditamento não simplificado é feito quando existem informações que precisam ser alteradas no contrato como endereço, informações pessoais ou até mesmo os dados bancários.

Informe-se também sobre os benefícios em:
 FIES 2018
Educa Mais Brasil 2018


Documentos para realizar o Aditamento

Os documentos que precisam ser apresentados para realizar o Aditamento FIES 2018 dependem de alguns fatores como se você possui um fiador, por exemplo.

Abaixo fizemos uma lista com alguns documentos gerais que devem ser apresentados. Confira:

Documentos do Estudante

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de regularização de inscrição emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES;
  • Em casos de bolsistas do Prouni, apresentar o Termo de Concessão de bolsa;
  • Certidão de casamento e todos os documentos do cônjuge.

Documentos do Fiador

  • RG e CPF do fiador;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos.


Etapas do Aditamento FIES 2018

O Aditamento FIES 2018 é realizado em algumas etapas. Como foi dito anteriormente, esse aditamento é feito a cada 6 meses e ele pode ser simplificado e não simplificado.

A realização do aditamento é feita pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante a confirmação eletrônica do estudante financiado e de uma solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Depois dessa solicitação feita pela CPSA, o estudante deverá conferir todas as informações que foram inseridas no SisFIES e verificar se estão corretas:

  • Se estiverem corretas, confirmar em até 20 dias a solicitação de aditamento. Depois disso, comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);
  • Se alguma informação não estiver correta, então, o aluno deverá entrar em contato com a CPSA para corrigir essas informações e reiniciar o processo de Aditamento.