Agendamento Carteira de Trabalho 2018: Como fazer

Você que é brasileiro e pretende trabalhar no regime CLT, com certeza vai precisar tirar a sua Carteira Trabalhista! Em alguns estados brasileiros o agendamento Carteira de Trabalho 2018 pode ser feito pela internet e é muito simples. Saiba mais informações e aprenda a fazer o Agendamento Carteira de Trabalho 2018!

Agendamento Carteira de Trabalho 2018

Agendamento Carteira de Trabalho 2018

O trabalhador brasileiro, quando começa a trabalhar para uma empresa que aplica a CLT, vai precisar providenciar um documento muito importante. Este documento é a Carteira de Trabalho.

Veja também as novas regras para a emissão do Cartão Cidadão!

A Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes emitidos pelo Ministério do Trabalho. Nesta carteira, estão contidas informações importantes como data de admissão na empresa, valor do salário, número do PIS, tempo de vínculo empregatício com a empresa, férias e data de saída do emprego.

Com esse documento, o trabalhador poderá requerer alguns direitos no futuro, como aposentadoria, FGTS e seguro desemprego.

Hoje você vai aprender a fazer o agendamento deste serviço pela internet. É muito simples, aproveite!

Quem pode obter a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho pode ser tirada por qualquer pessoa com mais de 14 anos que precise deste documento para começarem as suas anotações trabalhistas.

Este documento até hoje é o único que reproduz com total veracidade a vida funcional do trabalhador.

Em alguns estados brasileiros já foi implantada a nova Carteira de Trabalho. Este documento poderá ser emitido de forma rápida em apenas 20 minutos e por meio informatizado. A promessa é de que neste novo documento o sistema de segurança seja totalmente valorizado, evitando possíveis fraudes.

Saiba também como retirar a sua CNH Social 2018!

Esta novo modelo de Carteira permite que sejam integrados todos os dados do trabalhador, impedindo fraudes e impedindo que esse documento seja emitido duas vezes.

Engana-se quem pensa que só os brasileiros podem tirar essa carteira. Estrangeiros também podem tirar esse documento, neste caso, é possível tirar a Carteira de Trabalho para Estrangeiros.


Onde tirar a Carteira de Trabalho?

A emissão da Carteira de Trabalho vai variar bastante de estado para estado, pois alguns já possuem agendamento Carteira de Trabalho 2018 e outros não.

Ela atualmente poderá ser tirada nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) presentes nos municípios.

Em alguns estados específicos, este documento pode ser tirado diretamente nos postos conveniados do Ministério do Trabalho e Emprego; em São Paulo diretamente no Poupatempo; em Goiás no Ganha Tempo; no Ceará na Casa do Cidadão e em Minas Gerais na Unidade de Atendimento Integrado.


Como fazer o agendamento Carteira de Trabalho 2018?

Nos estados brasileiros onde o número de pessoas for muito grande, é possível que exista algum sistema de agendamento, seja ele online ou por telefone, então, é preciso se informar nos órgãos competentes pela emissão deste documento.

Abaixo você confere como exemplo como é feito o agendamento para a emissão deste documento em São Paulo. Neste estado, você poderá emitir a Carteira no Poupatempo. Veja como é fácil:

Passo 1

Acesse o site do Poupatempo clicando aqui;

Passo 2

Clique na opção “Entre ou cadastre-se” e preencha todas as informações;

Passo 3

Clique no ícone azul de Assistente. Abrirá uma tela de conversa. Digite a opção “Carteira de emprego” e informe tudo o que for solicitado;

Para saber detalhes de uma outra maneira de agendamento Carteira de Trabalho 2018, veja o vídeo a seguir: