Calendário FGTS 2018: Saque, Pagamentos, Contas inativas

Trabalhadores com carteira assinada inscritos no PIS estão ansiosos para conferir o calendário FGTS 2018 e suas respectivas datas de pagamento. Não sabe de qual calendário estamos falando? Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais sobre saques, pagamentos, contas inativas e o calendário FGTS 2018.

Calendário FGTS 2018

Calendário FGTS 2018

*Não deixe de conferir também:

Tabela INSS 2018
Calendário do PIS 2018


O que é PIS?

PIS (Programa de Integração Social) é o nome dado ao programa no qual todos os trabalhadores formais de empresas privadas estão inscritos. É através desse programa que o trabalhador pode receber benefícios como o abono salarial e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Muitas pessoas acabam confundindo os benefícios, mas se você quer conferir o Calendário FGTS 2018 e não ter mais dúvidas, veja os detalhes a seguir.

Abono Salarial

Abono Salarial é um benefício que todos os trabalhadores inscritos no PIS que atendem a algumas exigências recebem anualmente.

Para receber o Abono Salarial, é necessário estar cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos, ter trabalhado no ano anterior com carteira assinada por pelo menos 30 dias, apresentar uma média salarial de no máximo 2 salários mínimos no ano anterior e ter seus dados informados corretamente pelo seu empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).


Do que se trata o FGTS?

FGTS é o nome dado a um depósito mensal que o empregador faz diretamente na conta do fundo de seu empregado. O depósito sempre equivale a 8% do seu salário. Todos os trabalhadores regidos pela CLT tem direito ao benefício.

Só é permitido sacar o valor acumulado no FGTS em situações específicas. Veja quais são elas no site oficial do Governo


FGTS de Contas Inativas

No final de 2016, o presidente Michel Temer anunciou que todos os trabalhadores poderiam sacar o valor de suas contas de FGTS que estivessem inativas até 31 de dezembro de 2015. Uma conta inativa é aquela na qual o empregador não deposita mais os valores mensais por rescisão ou extinção de contrato de trabalho.

Os pagamentos começaram a ser feitos em 2017 e seguiram os períodos determinados no calendário abaixo:

Porém, de acordo com um balanço divulgado em julho de 2017 pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, cerca de 5,4 milhões de trabalhadores não sacaram seu dinheiro.

Foi por isso que, então, no dia 26 de julho, o presidente Michel Temer assinou um decreto com uma medida que prorroga os saques das contas inativas de FGTS até dezembro de 2018. É esse, então, o Calendário FGTS 2018 que está causando tanta ansiedade nos brasileiros.


Calendário FGTS 2018 atualizado

O calendário FGTS 2018 com os prazos de pagamento das contas inativas de FGTS ainda não foi divulgado pelo Governo ou pela Caixa, mas isso deverá ser feito em breve e então atualizaremos esse artigo para você conferir.

O que já foi divulgado, porém, são as datas de pagamento do Abono Salarial do primeiro semestre de 2018. Para receber esse benefício, você deve preencher todos os requisitos que mencionamos no começo dessa matéria, tomando como base o ano de 2017.

Veja as datas de pagamento do Abono Salarial (PIS) em 2018:

Para saque nas agências da Caixa Econômica Federal

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 18/01/2018
  • Nascidos em março e abril: 22/02/2018
  • Nascidos em maio e junho: 15/03/2018

Crédito em conta para correntistas da Caixa Econômica Federal

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 16/01/2018
  • Nascidos em março e abril: 20/02/2018
  • Nascidos em maio e junho: 13/03/2018
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...