Cartão Cidadão: Como solicitar, Saldo FGTS, Senha e Cancelado

O Cartão Cidadão pode ser solicitado por qualquer pessoa que queira acompanhar os serviços e benefícios trabalhistas oferecidos pelo Governo através da Caixa Econômica Federal. Este Cartão Cidadão poderá ser usado em todos os municípios brasileiros. Saiba como solicitar o seu e veja o que poderá ser consultado com ele.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Este cartão foi criado pelo Governo Federal para simplificar a vida de todos os cidadãos brasileiros que tenham interesse em consultar serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal. Este cartão é magnético, protegido por uma senha pessoal e que pode ser usado em qualquer Caixa Eletrônico da Caixa.

  • Veja também informações sobre:

          Calendário do PIS 2018
           Calendário Bolsa Família 2018

Quais serviços é possível consultar com o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é apenas um facilitador para a consulta de diversos serviços disponíveis nas Agências da Caixa Econômica Federal. Confira alguns desses serviços que você poderá consultar com o seu cartão. Veja:

  • Consultar o saldo do FGTS e do PIS;
  • Consultar o saldo do Seguro Desemprego ou solicitar esse benefício;
  • Sacar o FGTS;
  • Sacar o PIS;
  • Sacar o Seguro Desemprego;
  • Sacar o Abono Salarial.

É muito importante ressaltar, que todos esses serviços também poderão ser realizados pelas pessoas que não possuem esse cartão, basta se dirigir a uma agência e se informar diretamente no caixa.

Quem pode solicitar o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão pode ser solicitado por todos os cidadãos que tiverem, rendimentos do PIS, FGTS provisionado, Abono Salarial ou que ainda estejam recebendo as parcelas do Seguro Desemprego.

Você poderá solicitar o seu cartão de duas formas:

  • Pelo telefone 0800-726-0207 ou;
  • Diretamente em uma agência da Caixa Econômica.

Para esses atendimentos tenha em mãos o número do seu NIS, pois ele será pedido!


Como Consultar o Saldo do FGTS?

Para consultar o saldo do FGTS você não vai precisar usar o Cartão Cidadão, basta visitar o site oficial da Caixa econômica Federal. Veja como fazer isso:

Passo 1

Acesse esse site;

Passo 2

Preencha corretamente as informações do seu NIS (PIS/PASEP) e a sua senha e clique em OK;

Passo 3

Se você não tiver uma senha, é necessário cadastrar uma, então clique na opção “Cadastrar senha”.


Como cadastrar a senha do Cartão Cidadão?

Assim que o cidadão receber o Cartão Cidadão ele deverá preencher o “Termo de Responsabilidade” que deve ser baixado pelo seguinte link.

Este termo de responsabilidade é um documento obrigatório que possibilita o cadastramento ou recadastramento de uma senha, após a assinatura deste documento, apenas o titular do cartão será responsável por ele.

Este documento deve ser assinado pessoalmente na presença do atendente de uma agência da Caixa Econômica Federal ou das Casas Lotéricas.

Para cadastrar a senha, basta comparecer na agência, agora se quiser fazer em uma Casa Lotérica, ligue para o telefone 0800 726 0207.

É preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos obrigatoriamente. Veja:

  • Carteira de identidade atualizada com foto;
  • Carteira De Trabalho E Previdência Social;
  • Carteira funcional;
  • Passaporte;
  • Carteira de identidade emitida para estrangeiros.

Cartão Cidadão cancelado! O que fazer?

A resposta é bem simples! Caso o seu cartão tenha sido cancelado, basta solicitar uma segunda via. Para isso dirija-se pessoalmente até uma agência da Caixa ou ligue no autoatendimento, o número é 0800 – 726 – 0207.