DETRAN 2018: Serviços Online, Multas, Pagamento, Estados

No Brasil, o DETRAN 2018 é o principal órgão do Governo responsável pela função de administrar e fiscalizar todo o trânsito de veículos de um estado. Essa administração e fiscalização visa sempre a garantia de segurança de condutores e pedestres. Conheça as atribuições e os serviços do DETRAN 2018.

DETRAN 2018

DETRAN 2018

Além de manter a ordem e a segurança de todos os cidadãos quando se trata de assuntos relacionados a trânsito de veículos, o DETRAN ou Departamento Estadual de Trânsito também faz todo o licenciamento dos veículos.

Essa função de licenciamento de um veículo engloba o registro e a selagem de placas automotivas que viabilizam a identificação do automóvel e seu condutor.

O DETRAN também é o responsável pelo recolhimento de tributos obrigatórios. Esses tributos vêm em forma de impostos. O não pagamento pode acarretar na perda do veículo e até cassação da Carteira Nacional de Habilitação.

Acesse aqui e confira serviços do:
     DPVAT 2018
     CNH Social 2018

Serviços online disponíveis no DETRAN 2018

Com a modernidade e o progresso digital, diversos assuntos que antes eram resolvidos apenas pessoalmente no DETRAN passaram a ser oferecidos a distância, ou seja, pela Internet, onde o condutor poderá solicitá-los de onde quiser.

Quando uma pessoa adquire algum veículo, ela fica obrigada a pagar alguns tributos. Esses tributos também podem ser consultados pelo site do Detran.

O IPVA e o DPVAT são os tributos recolhidos pelos DETRANs e o não pagamento dessas taxas acarreta em diversos problemas para os proprietários.

Abaixo, listamos alguns dos principais assuntos oferecidos no site dos DETRANs da maioria dos estados. Acompanhe:

  • Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC);
  • Reconhecimento de Habilitação Estrangeira;
  • Permissão Internacional para Dirigir – PID;
  • Cursos Especializados;
  • Solicitação de Prontuário;
  • Mudanças de categoria de sua CNH;
  • Curso de Reciclagem para Infratores;
  • Alteração de Informações na CNH;
  • Habilitação com isenção de pagamento e dispensa de etapas;
  • Disponibilização de Veículos Adaptados;
  • Emissão da Permissão para Dirigir;
  • Renovação da CNH;
  • Consulta de Pontuação.


Multas e pagamentos no DETRAN 2018

As multas foram criadas e servem para punir os motoristas que cometem infrações. Cada infração recebe uma pontuação na CNH e dependendo da soma dessas pontuações os motoristas tem as suas carteiras cassadas, ficando impedidos de conduzirem veículos em todo o território nacional.

É preciso consultar o site do DETRAN 2018 do seu estado para saber sobre as multas recebidas e conferir se você tem alguma infração registrada.

O que fazer quando você receber uma multa?

Quando você receber alguma multa, é importante que você verifique atentamente todas as informações constantes na notificação de trânsito como placa do veículo, cor, marca e modelo para certificar-se de que a multa realmente é sua.

Onde realizar o pagamento?

Assim que você receber a carta informando sobre a sua multa, basta dirigir-se a qualquer unidade bancária para efetuar o pagamento.

Em casos de atrasos no pagamento, basta visitar o site do Bradesco para imprimir a 2ª via com a nova data de vencimento.


Unidades do DETRAN 2018

Cada estado possui um site e uma unidade específica do DETRAN 2018. Para consultar as informações referentes ao DETRAN do seu estado, basta visitar o site correspondente.

Confira a lista completa a seguir.

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Norte

Nordeste