E-Social Cadastro: Passo a Passo, Documentação e Consulta

O Governo Federal criou um novo sistema de registro que visa facilitar as informações referentes ao trabalhador brasileiro. Para utilizar esse sistema, é necessário realizar o E-Social cadastro. Saiba mais informações sobre o E-Social cadastro e simplifique a prestação de contas dos seus funcionários!

E-Social Cadastro

E-Social Cadastro

O E-Social foi criado com o intuito de simplificar a prestação de informações sobre os trabalhadores nas empresas!

Informações como contribuições previdenciárias, vínculos estabelecidos com trabalhadores, folhas de pagamento, escriturações fiscais, acidente de trabalho, aviso prévio e informações sobre FGTS serão declarados no E-Social, substituindo os inúmeros formulários.

Este tipo de sistema visa a diminuição da burocracia para as empresas quando forem prestar contas de seus funcionários para o Governo.

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Vantagens do E-Social para o trabalhador

As vantagens desse sistema de cadastro não beneficiam apenas as empresas. Os trabalhadores também serão beneficiados com esse sistema, principalmente na segurança das suas informações junto ao Governo.

Nesse sistema é possível assegurar o recebimento de todos os direitos trabalhistas ao empregado, evitando possíveis fraudes dos empregadores.

Diversas formas de relacionamento trabalhista em vigor no Brasil poderão ser cadastradas no E-Social como os autônomos, cooperados, estagiários, avulsos e estatutários.


Documentação para o E-Social cadastro

Para realizar o cadastro E-Social para empregadores domésticos é necessário informar alguns documentos. Confira a lista a seguir e providencie-os:

  • CPF e RG;
  • Data e país de nascimento;
  • Número do NIS;
  • Número da carteira de trabalho;
  • Data da opção pelo FGTS (depósito obrigatório desde a competência outubro/2015);
  • Data da admissão;
  • Valor do salário contratual;
  • Grau de escolaridade;
  • Endereço residencial e comercial;
  • Número de telefone;
  • E-mail de contato.

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Como realizar o E-Social cadastro ?

Pretende se cadastrar? Confira agora o passo a passo que criamos abaixo:

Passo 1

Acesse o site do E-social;

Passo 2

Se você possui um Certificado Digital, basta clicar nessa opção. Caso não possua, é necessário solicitar um código de acesso fornecido pelo sistema para você poder utilizá-lo. Nesse caso, basta clicar na opção “Código de acesso”;

Passo 3

O código de acesso pode ser solicitado por qualquer cidadão que não possua certificado digital. Para isso, basta informar o CPF, data de nascimento e número dos recibos de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF);

Passo 4

Assim que você preenche o seu CPF no sistema, ele identifica se você declara Imposto de Renda ou não. Se você não declarar, basta preencher corretamente os números do título de eleitor.

Atenção: É muito importante preencher todas as informações que forem solicitadas nas etapas seguintes atentamente. No final, será gerado um código que lhe dará acesso ao sistema!


Consulta online do E-Social 

Com a finalidade de facilitar a vida dos empregadores, o Governo Federal oferece um aplicativo chamado “Consulta Qualificação Cadastral”.

Com essa consulta, é possível que o empregador verifique todas as informações referentes ao CPF e ao CNIS do funcionário antes de realizar o cadastro no E-Social.

Aprenda como fazer a consulta:

Passo 1

Para fazer essa consulta online, basta acessar esse site;

Passo 2

Clique na opção “Consulta online”;

Passo 3

Preencha todas as informações referentes ao trabalhador que será cadastrado no E-Social e confira as informações que aparecerem.