Programa Mais Médicos 2018: Como funciona, Edital e Inscrição

O Programa Mais Médicos 2018, também conhecido como PMM, foi criado pelo Governo Federal e seu principal objetivo é melhorar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Se você quer saber mais sobre o Programa Mais Médicos 2018, não deixe de acompanhar as informações que traremos a seguir.

Programa Mais Médicos 2018

Programa Mais Médicos 2018

 

Ajudando a levar médicos qualificados para as regiões mais pobres do país onde a saúde pública é debilitada, o Programa Mais Médicos 2018 tem apoio dos estados e municípios e cresce a cada ano.

Além de aumentar o número de médicos nas regiões carentes, o programa também faz investimentos na reforma, construção e ampliação das UBS (Unidades Básicas de Saúde) com o objetivo de aprimorar ainda mais a saúde pública para as pessoas que mais necessitam.

O programa, ainda, contribui com o aumento de vagas de graduação e residência médica com o intuito de preparar melhor os profissionais que atuarão por meio do Mais Médicos.

Sendo assim, o programa atua em 3 vertentes diferentes. Vamos entendê-las com mais detalhes a seguir.

Como funciona o Programa Mais Médicos 

Provimento Emergencial de Profissionais

Esse é o principal objetivo do programa e que vem sendo cumprido muito bem desde sua criação.

Até o momento, o PMM já distribuiu mais de 18 mil vagas em mais de 4 mil municípios, abrangendo quase 75% das cidades brasileiras e mais 33 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Investimento em Infraestrutura

Infelizmente, a infraestrutura de grande parte das Unidades Básicas de Saúde no Brasil é bastante precária. O programa também tem como objetivo investir em infraestrutura, ajudando a reformar, construir e ampliar as UBS.

As estimativas para investimento em infraestrutura no Programa Mais Médicos giram em torno de R$ 5 bilhões. De acordo com informações do site oficial, mais de 10 mil obras já foram realizadas e mais de 10 mil estão sendo executadas desde a última apuração.

Educação e Qualificação

Sabemos que é muito importante contar com profissionais qualificados na área da saúde para atender a população carente e, por isso, o PMM também investe na educação e qualificação dos profissionais.

Para fazer isso, busca criar mais de 11 mil vagas de graduação e mais de 12 mil vagas de residência até o fim desse ano.


Edital do Programa Mais Médicos 2018

Ainda não foi divulgado nenhum edital do Programa Mais Médicos 2018. No momento em que você estiver lendo essa matéria, pode ser que outros editais estejam em andamento.

No site oficial do PMM, você pode conferir todos os editais abertos e anteriores.

Para isso, basta acessar ➟ essa página.


Requisitos e inscrição Programa Mais Médicos

Só será possível fazer sua inscrição no Programa Mais Médicos 2018 quando novas vagas forem abertas. Quando isso acontecer, basta ler o edital com atenção e seguir as instruções de inscrição que serão diferentes em cada caso.

Os requisitos exigidos também são diferentes a cada nova seleção de profissionais, portanto, você deverá conferir as informações específicas no documento.

Veja quem pode participar do programa:

  • Médicos brasileiros ou estrangeiros formados em instituições brasileiras;
  • Médicos estrangeiros formados no exterior, mas com diploma revalidado no Brasil;
  • Médicos brasileiros formados no exterior e habilitados para exercer a medicina em seu país natal;
  • Médicos estrangeiros habilitados para exercer a medicina em outros países.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...