PROUNI 2018: Inscrições, Datas, Resultado

Cidadãos que não tenham condições de pagar as mensalidades de universidades particulares já podem se inscrever no Programa Universidade para Todos, o PROUNI 2018. Conheça todas as informações sobre os requisitos e documentos necessários para a sua inscrição no PROUNI 2018!

PROUNI 2018

PROUNI 2018

Este programa foi criado pelo Governo Federal e já existe há mais de 13 anos. Seu principal objetivo é democratizar o acesso de cidadãos de baixa renda ao Ensino Superior.

Milhares de brasileiros já foram beneficiados com esse programa, podendo realizar o sonho de se formar no Ensino Superior. As bolsas distribuídas são integrais ou parciais e variam de 50% a 100% de desconto.

Se você tem interesse e quer saber como esse programa funciona, basta acompanhar nossas informações a seguir. É importante frisar que para participar é necessário preencher alguns requisitos importantes e é sobre eles que falaremos a seguir.

 

Para saber absolutamente tudo sobre o programa, você pode dar play no vídeo abaixo:

 


Conheça os Requisitos Para se Inscrever no PROUNI 2018

O PROUNI 2018 é um programa social que visa o ingresso de pessoas de baixa renda no Ensino Superior. Diversas instituições de ensino são parceiras do programa e oferecem bolsas de estudos que chegam a 100% de desconto.

Conheça alguns requisitos requeridos em anos anteriores e que deverão ser os mesmos em 2018.

  • Um dos requisitos mais importantes para a seleção dos candidatos é a participação obrigatória no ENEM do ano anterior. Além de ter participado, o candidato deve ter obtido pelo menos 350 pontos e nota diferente de 0 na redação;
  • Se tiver interesse em concorrer às bolsas integrais, o candidato deverá pertencer a uma família cuja renda per capita mensal seja de apenas 1 salário mínimo;
  • Se o interesse for pela bolsa parcial, então a exigência é que ele pertença a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos;
  • Candidatos de escolas particulares podem concorrer às vagas desde que tenham sido bolsistas integrais;
  • Professores de rede pública podem concorrer às vagas apenas para cursos de Licenciatura. Para esses casos em especial não é necessário comprovar renda.

Datas Importantes do PROUNI 2018

É muito importante que o candidato que queira se candidatar às bolsas de estudos do PROUNI 2018 fique atento ao cronograma oficial que será divulgado em breve.

Abaixo você confere o cronograma que está em vigor por enquanto, referente ao ano de 2017. Veja:


Inscrições Para o PROUNI 2018

As inscrições para o PROUNI 2018 são realizadas exclusivamente pela internet. Assim, você precisará apenas de um computador ou outro dispositivo que esteja conectado à rede.

As inscrições para 2018 ainda não foram abertas, mas em breve elas serão. Abaixo vamos te ensinar o passo a passo de como se inscrever.

  1. Acesse o site oficial clicando aqui
  2. Clique na opção “Fazer inscrição”;
  3. Caso não tenha cadastro no site, é necessário realizar um cadastro;
  4. Informe seu login e senha;
  5. Escolha a instituição de ensino que tenha interesse em estudar;
  6. Escolha 2 opções de curso que deseja fazer.


Como conferir o resultado do PROUNI 2018?

Depois da sua inscrição, o programa seleciona os candidatos contemplados com as bolsas disponíveis. Após essa fase, é necessário comparecer até a instituição de ensino com toda a documentação exigida.

A triagem é feita pela própria instituição que defere ou indefere a bolsa de estudos ao candidato.

Outro meio do candidato conferir o resultado é no próprio Sistema Informatizado do PROUNI, ou seja, no site oficial.

Boa sorte!