Quais os concursos públicos com maiores concorrências?

Nos últimos anos a esperança de garantir estabilidade financeira através de concursos públicos esteve bem distante, em decorrência da recessão econômica que se instalou no País.

Muitas instituições que previam a realização dos concursos, cancelaram as provas e não deram previsão de quando elas iriam ser realizadas.

Concursos Públicos

No entanto, o ano de 2018 tem se mostrado movimentado no âmbito dos concursos, já que alguns editais foram publicados e alguns concursos foram realizados. É hora de se dedicar aos estudos e focar na tão sonhada vida de servidor.

Mas você sabe quais os concursos que possuem com as maiores concorrências? Confira a seguir quais os concursos que devem acontecer e que serão os mais cobiçados:

Polícia Federal (PF)

Um dos concursos mais esperados é o da Polícia Federal que foi autorizado no dia 20 de abril no Diário Oficial da União.  São 500 vagas já autorizadas.

Segundo o departamento de comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) o órgão já definiu a banca organizadora do concurso:  o Cebraspe, antigo Cespe/UnB.

Esse concurso  contemplará 150 vagas para o cargo de delegado, 60 para perito criminal, 80 para escrivão, 30 para papiloscopista e 180 para agente.

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Já o concurso da PRF ainda não foi autorizado, no entanto, caso seja confirmado, também deve ser um dos mais disputados. Foram solicitadas mais de 2.700 vagas de policial rodoviário federal ao Ministério do Planejamento, já que o órgão está com  uma grande defasagem.

Defensoria Pública da União (DPU)

Um dos concursos considerados com mais rigor nas provas é o DPU, pois já atingiu 90%  de reprovação nas seleções para os cargos de defensor público. O último concurso da DPU aconteceu em novembro de 2017.

Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

Uma das seleções mais aguardadas do ano foi a da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que realizou as provas em março de 2018. A seleção ofereceu, ao todo, 300 vagas de nível médio e superior divididas entre as carreiras de oficial técnico de inteligência, oficial de inteligência e agente de inteligência, com salários de até R$ 16,6 mil.

Receita Federal

Um dos concursos que possuem mais disciplinas cobradas em suas provas é o da Receita Federal. Segundo a Central de Concursos, foram solicitadas ao Ministério do Planejamento 2.083 vagas para os cargos de auditor, com salário de 19 mil reais, e para analista, que tem remuneração de 11 mil reais.

A Receita vem apresentando, nos últimos anos, uma preocupante redução em seu quadro de pessoal, visto que o último concurso aconteceu em 2014.

Inscrições de graça para isentos no IR

Muitas pessoas deixam de estudar para concursos públicos pois não possuem condições de bancar as taxas de inscrições das provas, que nem sempre são baratas.

No entanto, está em trâmite o projeto de lei do Senado (PLS) 332/2012, de autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS), que pode garantir a gratuidade das taxas de inscrição de concursos federais para os candidatos que são isentos do Imposto de Renda 2019. A proposta aguarda designação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).